QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO AVC?

Quais são os sintomas do AVC?

Vocês sabem quais são os sintomas do AVC? Ou o que é um acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC? Nesse artigo falaremos sobre como identificar os sintomas apresentados pelo AVC!

O acidente vascular cerebral é uma situação da qual pode ter acontecido algo no cérebro do paciente. Podendo ser o rompimento de uma artéria dentro do cérebro, ou um bloqueio ou extravasamento dentro da região cerebral do paciente.

O AVC hoje é responsável por 10% dos óbitos mundiais, e a organização mundial da saúde diz que 1 a cada 6 pessoas no mundo pode desenvolver o AVC. Não tem mais uma idade especifica e os fatores de caso que podem acontecer através do AVC são muitos, como o estresse, má alimentação, ou falta de atividade física. O AVC está ligado também a hipertensão e a arteroesclerose (A arteriosclerose ocorre quando as artérias que levam oxigênio e nutrientes a partir do coração para o restante do corpo tornam-se duras e estreitas. Isto faz com que o fluxo de sangue seja prejudicado.) Existem dois tipos de AVC, o ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUEMICO E O ACIDENTE VASCULAR HEMORRÁGICO, essas são as duas formas que trazem danos neurológicos ao paciente.

Normalmente no atendimento Pré hospitalar, não temos muitas diferenças dos sinais e sintomas de um para o outro. Existem duas escalas de nível mundial que usamos como procedimento que é o protocolo de Cincinnati e o protocolo de Los Angeles que trabalham com apenas perguntas. Para profissionais da saúde é importante saber as duas escalas, porém o uso do Cincinnati é mais usado e é em cima dele que o artigo será trabalhado. É preciso ganhar o máximo de tempo no atendimento do paciente, pois um paciente com AVC as vezes precisa de muito mais prioridade que um paciente infartado, claro que tudo depende da situação e não devemos tomar isso com certeza em todos os casos.

GRAVIDADE DO AVC

O protocolo internacional do AVC diz que o paciente precisa ser atendido no máximo em 3 horas, ou seja, em até 3 horas ele já tem que estar medicado e de preferência internado no centro de referência neurológica, com tomografias realizadas e analise do paciente feita. Então, quanto mais rápido conseguimos identificar sinais e sintomas do AVC e poder levar o paciente para o hospital, melhor será a qualidade do atendimento dele.

O AVC é tão grave porque ele pode gerar um bloqueio e um extravasamento e esse bloqueio vai gerar a isquemia, que é uma parte do cérebro que não recebe oxigênio, então essa parte que não está recebendo acaba tendo morte cerebral e morte dos neurônios, o que pode levar o paciente a ter sequelas. E quando há o extravasamento desse sangramento cerebral, nós temos aumento um problema na PI (pressão Intracraniana), e isso pode ter uma consequência bem grave, como aumento das dores de cabeça e enxaquecas, esse coágulo que se formou está pressionando o cérebro de uma maneira tão grande que pode ocasionar em problemas cardíacos e respiratórios. Normalmente o AVC hemorrágico é o que mais causa morte.

 

Baixe GRATUITAMENTE o E-BOOK: Reanimação Cardio Pulmonar em Adultos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis o seu E-book!

 

SINAIS E SINTOMAS DO AVC

Nós trabalhamos com os 3 F’s, com o protocolo do Cincinnati. Os 3 F’s são: face, fala, e força dos membros.

Por exemplo, o primeiro F é a alteração na face do paciente, qualquer alteração que for percebida no rosto do paciente, como pupila caída, boca torta, apenas um dos lados dos rostos com movimento. O mais comum e rápido é pedir para que a pessoa sorria para gente, pois assim conseguimos ver se a boca está torta ou não.

AVC-sintomas
Face

 

O segundo F é a alteração da fala, ou seja, ele pode começar a ter uma fala confusa, a língua tem uma leve perda de movimento e ele pode começar a falar de maneira estranha, como se tivesse com a língua presa. Para o diagnostico ficar mais fácil, pedir para o paciente falar uma frase ou cantar uma música é de grande ajuda, pois conseguimos perceber a diferença na fala do mesmo.

avc-sintomas
Fala

O terceiro F é a força dos membros, o paciente pode ter uma perda de força motora. Então seria interessante pedir para ele erguer os braços, apertar nossas mãos e ficar atento se o braço dele irá cair quando ele perder o apoio da nossa mão. Pode ser que uma mão tenha mais força que a outra.

avc-sintomas
Força

Em um atendimento mais avançados no AVC, devemos avaliar a dilatação da pupila, se elas estão Isocóricas (Dilatação normal das pupilas) ou Anisocoria (Anisocoria é uma condição em que a pessoa apresenta pupilas dos olhos de tamanhos diferentes). Se uma pupila estiver de frente para outra temos uma grande probabilidade de ser um AVC hemorrágico. Se o paciente relatar sintomas de que está enxergando duplo, também é um sinal de AVC hemorrágico.

 

sintomas do avc
Anisocoria (Pupilas desiguais)

 

Também temos que manter os sinais vitais controlados, o paciente pode ter pouca alteração cardíaca, porem um AVC hemorrágico pode causar pressão do nervo craniano. Pode acontecer uma alteração da frequência respiratória, o paciente pode ter pressão no centro respiratório e acabar sendo alterado para uma taquipneia (termo médico usado para designar “respiração acelerada”, que pode ser causada por diversos motivos). Normalmente o paciente de AVC tem uma pressão arterial muito alta, então ele acaba tendo os sinais de hipertensão, que são: dor de cabeça, enjoo, náusea, tontura, vomito.

Normalmente um paciente que teve AVC pode ter um quaro clinico de epilepsia ou convulsões, então é por isso que devemos ficar atento no quadro que o paciente apresenta. Então quando mais pessoas souberem o que é o AVC e como se identifica o mesmo, principalmente aplicando os 3 F’s ( Face, fala e força), mais rápido e efetivo será o atendimento desse paciente.

O que acharam desse artigo? Conseguiram entender o que é o AVC e o seus sintomas? Não perca nosso próximo artigo que será sobre o Infarto agudo do Miocárdio

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, sobre alguma dica extra que você tenha, um conteúdo que vocês queiram ver aqui no blog, ou alguma dúvida.

Se você está gostando dos nossos artigos e quer ajudar mais pessoas a saberemos sintomas de um AVC, além de vários outros assuntos que são muito relevantes para os profissionais da saúde.  Clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

Facebook

Instagram

Gostaria de ver a versão em vídeos de Quais são os sintomas do AVC?? Então é só dar um play aqui embaixo, e aprender com o mestre Maicon Rodrigo: