COMO PROCEDER A UM OVACE EM CRIANÇA E LACTENTE?

ovace em crianças

Como proceder a um OVACE em criança e lactente?

No meio médico, engasgo ou Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica.

Geralmente os lactentes se afogam com o líquido. Um exemplo é o processo de amamentação, pois a criança na hora de mamar estará sugando e respirando ao mesmo tempo. Ele está usando a mesma via, e pode acontecer dele sugar e o leite materno ir para via aérea, e consequentemente  ele poderá se afogar.

 

Quais são os sinais de engasgamento nessa criança?

1. A vítima tosse com desespero
2. Cianose (cor da pele cinzenta ou azulada)
3. As veias do pescoço ficam dilatadas
4. Perda da consciência em últimos casos

 

Ovace em lactentes, como proceder?

Quando temos um engasgamento pediátrico, seja ele lactente ou de criança, devemos realizar processos de tapotagem (Técnica de desobstrução brônquica . Assim, a secreção é mobilizada até brônquios de maior calibre para ser expelida ou aspirada.) e compressões, mesmo com ele consciente.

Se inicia com 5 tapotagens (nas costas, região inter escapular) e 5 compressões no tórax desse paciente. Ao terminar devemos avaliar se ele voltou ou não.

Se esse paciente ficar inconsciente, entramos no protocolo de Reanimação cardio pulmonar para pediátrico/lactentes.

 

Tapotagem/Compressão

Ovace em crianças maiores de 1 ano…Como proceder?

Em criança maior de 1 ano de idade, devemos encorajar a criança a tossir, e caso não dê certo coloca-la sentada no colo de um adulto e realizar manobras de Heimlich com força apropriada para o tamanho da criança, com a mão fechada abaixo do estômago (2 dedos abaixo do processo xifoide) da criança, movendo-as de baixo para cima. Após a desobstrução, leve a criança para o pronto-socorro para que seja revisada pelo médico pediatra. É preciso que se garanta não haver nenhuma obstrução residual ou comprometimento da saúde.

Também é importante sabermos que se o paciente entrar em parada cardio respiratória, precisamos fazer a reanimação dele. Começando com o reconhecimento dessa parada, avaliando a presença da respiração (que no caso de vitimas de engasgamento será ausente), verificar o pulso central (pulso carotídeo, que bem provável ainda será presente, normalmente fraco e lento),e fazendo o acionamento de uma central de emergência (SAMU 192), pois essa vitima é grave e precisará do médico no local. Todo engasgamento pediátrico, mesmo que a criança tenha voltado, precisa ser avaliada pelo médico, pois essa obstrução pode ter causado uma obstrução e partido para o pulmão, gerando uma pneumonia, agravando seu quadro clinico e podendo levar a óbito.

OVACE EM CRIANÇA
Manobra de Heimlich

 

 O que é a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência/primeiros socorros para asfixia que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdômen, mais precisamente abaixo do esterno e deve ser realizada quando a vítima estiver engasgada com OVACE total, a fim de retirar um pedaço de alimento ou qualquer outro objeto da traqueia, facilitando a passagem de ar para os pulmões e evitando o sufocamento.

 

Baixe GRATUITAMENTE o E-BOOK: Reanimação Cardio Pulmonar em Adultos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis o seu E-book!

 

Quando é usada?

Esta manobra é usada em caso de bloqueio total das vias aéreas, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

Em que situação devo utiliza-la?

Vamos imaginar que um casal foi almoçar em um restaurante e do nada um deles se engasga. A pessoa tenta tossir, a fim de expelir o que está causando o engasgo, mas não consegue. Levanta e começa a ficar muito agitado, levando as mãos à garganta e não consegue falar. Parece ter dificuldade em respirar. A pele começa a mudar de cor, ficando cianótica (azulada), o que indica ser a baixa oxigenação do sangue.

Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa agir rapidamente. Então saber pelo menos o básico do básico de como funciona e como aplicar a técnica Heimlich, é uma vida que pode ser salva por um conhecimento simples que você aprendeu.

O que acharam desse artigo? Conseguiram entender o que é o OVACE, e como ajudar uma criança/lactente que estiver engasgado? Não perca nosso próximo artigo que será sobre o DEA EM ADULTOS

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, sobre alguma dica extra que você tenha, um conteúdo que vocês queiram ver aqui no blog, ou alguma dúvida.

Se você está gostando dos nossos artigos e quer ajudar mais pessoas a entenderem mais o OVACE e como ajudar uma criança que esteja engasgada, além de vários outros assuntos que são muito relevantes para os profissionais da saúde, clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

Facebook

Instagram

Gostaria de ver a versão em vídeos de OVACE em crianças/lactentes? Então é só dar um play aqui embaixo, e aprender com o mestre Maicon Rodrigo: