O QUE É SAMPLE?

o-que-e-sample

O que é SAMPLE?

O que é SAMPLE? É uma entrevista que é feita do paciente, e só será utilizado por pacientes conscientes, a não ser que tenhamos pessoas que sejam capazes de fornecer informações sobre quem estamos atendendo.

SIGNIFICADO DAS SIGLAS

S

Cada letra do SAMPLE tem um significado, a letra S significa sintomas, pois precisamos saber o que o paciente está sentindo, seja o paciente que estivermos atendendo ­­de origem clinica ou traumática. O mesmo pode ter vários sintomas e ele pode relatar para nós. Temos que ter cuidado para não confundir o S com sinais vitais, por que sinais vitais é a verificação que vamos fazer durante as avaliações do paciente, que seriam frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura do paciente e etc… Já os sintomas são aquilo que o paciente consegue relatar para gente, é o que ele está sentindo: náusea, dor de cabeça, dor no tórax, falta de ar…

 

É claro que na avaliação dos sinais vitais da ventilação você já estará avaliando isso, pois o paciente provavelmente estará com fala entre cortada, sem conseguir direito, então já estaremos fazendo avaliação dos sinais e sintomas.

A

O A significa alergia, porque precisamos colocar na ficha do paciente se o ele tem alguma alergia, seja ela alimentar ou à medicação, o que pode gerar um choque anafilático e esse choque pode acarretar várias reações, uns podem ter coceiras, outros edemas de glote (O edema de glote é o inchaço desta estrutura, que fica localizada na laringe, e permite a entrada de ar para os pulmões, secundária a uma reação alérgica), podendo trancar a respiração do paciente. E isso não são casos isolados, é algo bem comum na nossa área, muitas pessoas são alérgicas a dipirona e penicilina que são as drogas mais comuns. Então precisamos ter esse entendimento e cuidado para que não mediquemos o paciente de maneira errônea.

M

O M é de medicações, o que implica em saber se seu paciente faz uso de alguma medicação de uso regular, um exemplo é o anticoncepcional que as mulheres usam, ou pacientes hipertensos que também tomam medicamentos diários, é bom saber qual o tipo de medicação qual a miligramagem que o paciente faz uso. Então é importante termos esse conhecimento antes de agir.

P

A letra P significa passado médico. Além de saber se nosso paciente usa medicamentos, nós também precisamos saber se esse paciente tem acompanhamento médico, se ele já faz alguma cirurgia, se tem algum problema crônico, então quando estivermos fazendo o atendimento clinico ou traumático, pergunte se ele tem algum histórico medico do qual precisa ser relatado. Assim nos ajuda a descartar problemas ou até mesmo achar a causa.

 

Baixe GRATUITAMENTE o E-BOOK: Reanimação Cardio Pulmonar em Adultos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis o seu E-book!

 

L

A letra L vem de líquidos e alimentos. É importante saber qual foi a ultima vez que seu paciente ingeriu liquido ou alimentos, se o caso do paciente for grave e precisar do centro cirúrgico, precisamos saber se ele se alimentou ou não, por causa do processo da anestesia, pois pode haver complicações. Por isso é tão importante nós do atendimento básico saber o que aconteceu com o paciente.

E

E por ultimo a letra E que significa eventos. Qual foi o evento que aconteceu antes da ocorrência, porque lá no evento eu vou diagnosticar se esse paciente sofreu uma emergência clinica, uma emergência traumática

Finalizando, o SAMPLE pode ser aplicado em vários casos, sejam eles clínicos ou traumáticos, podendo ser uma vitima de AVC, infarto, diabetes, crise compulsiva, traumas… Pois quanto maior a informação que você obter sobre o ocorrido, melhor vai ser seu relato sobre o paciente para o médico tornando assim mais as chances do mesmo dar um diagnostico mais assertivo.

 

O que acharam desse artigo? Conseguiram entender o que é SAMPLE?  Nós podemos aplicar o SAMPLE em pessoas que tiveram ou tem sintomas de AVC, temos um artigo falando sobre isso no blog do Setem Cursos.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, sobre alguma dica extra que você tenha, um conteúdo que vocês queiram ver aqui no blog, ou alguma dúvida.

Se você está gostando dos nossos artigos e quer ajudar mais pessoas a saberem sobre o SAMPLE, além de vários outros assuntos que são muito relevantes para os profissionais da saúde.  Clique em algum dos links abaixo para ajudar a divulgá-lo.

Facebook

Instagram

Gostaria de ver a versão em vídeos de O que é SAMPLE? Então é só dar um play aqui embaixo, e aprender com o mestre Maicon Rodrigo: